terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Marketing e vendas

Vou postar uma carta que certa ocasião enviei a revista Veja, onde um colunista (o cara é professor na Havard) distorceu um conceito em relação ao marketing. Como os caras são uns safados, não publicaram minha carta e ainda por cima o tal colunista colocou apenas um trecho de minha carta no seu site onde parecia que eu concordava com as afirmações de sua coluna (http://www.kanitz.com/veja/vender.asp). Brincadeira né!
Bom, mas aí vai minha carta, enfim, um posicionamento sobre o assunto:
Olá
Ao ler a coluna "Aprenda a vender" do administrador Kanitz, fiquei incomodado com sua interpretação em relação a uma das famosas frases de Peter Drucker: "Marketing é tudo aquilo que se faz numa empresa para tornar vendas desnecessárias". Classificar a frase de infeliz foi um equívoco. Discordo totalmente das afirmações do Sr. Kanitz.
A realidade é que Drucker sugere que o Marketing, faz com que as vendas tornem-se supérfluas, ou seja, tornam-se desnecessários os esforços de venda por parte da empresa.
“Pode-se assumir que haverá sempre a necessidade de alguma venda. Mas o propósito de marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e entender o consumidor de maneira que o produto se ajuste a ele e venda sozinho.”
DRUKER in KOTLER, Administração de marketing, 5ª ed. p. 36, 1998:

Por exemplo: ao comprar a revista veja, eu estou comprando informação; ao comprar uma furadeira, estou comprando o furo na parede; uma mulher ao comprar um batom está comprando beleza, auto-estima. Estes exemplos são básicos para quem estuda marketing. Outro detalhe é que existem orientações da empresa em relação ao mercado: produção, produto, vendas, marketing e marketing societal. No caso da orientação para vendas, significa que os consumidores não comprarão o suficiente dos produtos se deixados sozinhos, então deve-se empregar um esforço agressivo de venda e promoção.
Enfim, minha explicação para a discordância em relação a coluna do Sr. Kanitz é um pouco laboriosa, e apenas gostaria de esclarecer essa questão central que foi a frase de Peter Drucker.
Para finalizar e comprovar minha discordância, reproduzo DRUKER in KOTLER Administração de marketing, p. 36, 1998:

“Pode-se assumir que haverá sempre a necessidade de alguma venda. Mas o propósito de marketing é tornar a venda supérflua.”

Nenhum comentário: