terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Santa Isabel 2008


Bom gente, neste final de semana tivemos uma grandiosa festa, coisa loco de buenacha, assim como diz aquela música: "...me convide pra um rodeio, se quiser me ver feliz, viver rodeado de prendas é tudo que eu sempre quis..."
É claro que estou falando da 41ª Festa Tradicionalista do CTG Mangueira Velha na localidade de Santa Isabel!
É incrível como esta festa preza pelo cultivo à tradição da nossa terra. Passaram pelo parque, cerca de 40 mil pessoas... Que interessante... Para atratir este excelente público não foi necessário nehuma atração nacional, estruturas modernas, "pavilhão de expositores", etc e etc. Aliás, sabe que haviam alguns expositores na festa? Uma empresa de máquinas agrícolas, uma concessionária de carros e outras que não me recordo no momento.Ou seja, não precisou criar um pavilhão com expositores, empresas disso e daquilo, e blablabla! SImplicidade e originalidade. Mas enfim, o que estou defendendo é justamente a originalidade do evento. Quer mais uma prova de que estrutura não quer dizer nada? Para quem conhece, sabe que o acesso para a localidade de Santa Isabel é precário. Uma estradinha muito da ruim. São 8Km da SC438 até o local da festa. E então? Gostaram? Em Lages temos a Festa do Pinhão, que cresceu, cresceu e hoje não tem mais como crescer, ainda mais por ter deixado para trás muitas das atrações que eram a identidade da festa. Infelizmente a Festa do Pinhão está muito artificial, com muito modismo e atrações que em nada tem em relação com o propósito da festa.
Mas vamos voltar ao assunto original, a nossa festa de Santa Isabel! Para quem não sabe, temos no 1º dia que sempre acontece na quinta-feira, o tradicional arroz carreteiro. São cerca de 180kg de arroz, mais 180kg de carne, fora o churrasco de ovelha. "Com torneio de laço, Sesteada da Canção Nativa, shows e bailes, a festa campeira figura entre os mais importantes eventos tradicionalistas de Santa Catarina". (Correio Lageano)
Bom, eu estive por lá na sexta-feira, não poderia deixar de curtir o baile com João Luiz Correia, oigalê! Baile de fundamento, loco de especial. Fora a bohemia devidamente entortada momentos antes, hehehe. Bom, só para encurtar a história, no domingo (último dia de festa) a cidade de Painel adiantou a festa em homenagem a São Sebastião, sendo que este evento aconteceu no parque de exposições de Painel e a domingueira foi animada pelo conjunto Os Tiranos - um dos poucos que ainda mantém a tradição - e portanto muitos que voltavam de Santa Isabel no domingo acabavam parando para curtir um pouco desta bela festa no município de Painel. Ah, o bailezito com Os Tiranos não precisa de comentários, mas bah, de fundamento. Muito bom!
Era isso meus amigos, aqui na Serra o início de ano é sempre assim, muita animação com nossas festividades tradicionais.
Abraços

Nenhum comentário: